sábado, 15 de agosto de 2009

Sorte de dois jovens que abandonaram o Oratório — 1846

Ante os perigos e perdas das almas e frente à ofensa de Deus, São João Bosco nunca pôde permanecer indiferente.
Naqueles dias São João Bosco teve um sonho que lhe causou uma dor profunda. Viu dois jovens, aos quais conhecia, saindo do Turim para dirigir-se ao Becchi; mas quando chegaram à ponte do Rio Po saltou por cima deles uma besta de aspecto feroz. Esta, depois de havê-los enlambuzado com sua baba, jogou-os no chão e os revolvia na lama da qual ficaram cobertos de tal maneira que dava nojo vê-los.
São João Bosco narrou este sonho a alguns dos que estavam com ele, dizendo os nomes dos dois jovens que tinha visto nesse sonho; e os fatos demonstraram que não se tratava de mera fantasia, pois aqueles dois infelizes, depois de abandonar o Oratório se deram a toda classe de desordens.

Testemunha do relato deste sonho foi o fiel Buzzetti, uma das primeiras figuras do Oratório. Nascido em Caronno Ghiringhelio, província da Lombardia, em 7 de fevereiro de 1832, viveu com São João Bosco até a idade de cinqüenta e nove anos, em que morreu no Oratório um 13 de julho.

Foi um dos quatro escolhidos pelo Santo para fundar a Congregação Salesiana, tornando-se seminarista no dia da Purificação de Nossa Senhora de 1851, data em que no Oratório se celebrava também a festa de São Francisco de Sales.

Em março do ano seguinte, como conseqüência de um acidente pirotécnico, perdeu o dedo indicador da mão esquerda, acidente que lhe obrigou a deixar a batina. Continuou vivendo com São João Bosco e durante muitos anos, devido a sua grande delicadeza de consciência, não se atreveu a professar, até que em 1878, deu definitivamente seu nome à Congregação.
(M. B. Tomo II, pág. 511)

Nenhum comentário:

Postar um comentário